Voc√™ est√° l√°, concentrado, escrevendo aquela f√≥rmula gigante no Google Planilhas, termina, d√° um enter e bum, #VALOR!… Erro de c√°lculo de f√≥rmula…

Frustrante né! Mas vem cá, você já se perguntou o que significa cada um dos vários tipos de erros que o Google Planilhas retorna?

O Google Planilhas atualmente trata 7 tipos espec√≠ficos de erros e um oitavo para todos os demais. Cada um dos erros retornados possui um c√≥digo √ļnico que √© retornado pela fun√ß√£o TIPO.ERRO ou ERROR.TYPE em ingl√™s.


 

Erro: #NULL! (tipo 1)

Esse é um erro curioso. Eu nunca me deparei com ele e também não conseguia simular de nenhuma forma. De qualquer maneira, se você usar a fórmula =ERROR.TYPE(#NULL!) e retorno será 1. No Excel, o erro null é equivalente o erro tipo 8 (#ERROR) do Google Planilhas.


 

Erro: #DIV/0! (tipo 2)

Esse é o erro mais simples de todos no Google Planilhas. Ele ocorre quando uma conta de divisão possui um valor por 0 ou uma célula em branco. Observe que, se o valor da divisão for inválido mas diferente de em branco ou de zero, o erro será #VALUE!.

Erro #DIV/0 no Google Planilhas
Erro #DIV/0!

Como corrigir o erro #DIV/0! no Google Planilhas?

Para corrigir o erro #DIV/0!, é necessário que você ajuste os elementos da divisão. Se for uma célula em branco, informe um valor numérico diferente de zero.


 

Erro: #VALUE! (tipo 3)

Esse talvez seja um dos erros mais comuns nos c√°lculos ou execu√ß√£o de f√≥rmulas no Google Planilhas. Ele ocorre sempre que voc√™ coloca alguma c√©lula com valor diferente de n√ļmero numa express√£o matem√°tica. Por exemplo: 10 * abc.

Erro #VALUE! no Google Planilhas
Erro #VALUE!

Como corrigir o erro #VALUE! no Google Planilhas?

Para corrigir o erro #VALUE!, é necessário que você ajuste a expressão matemática para buscar uma célula com valor válido, no caso, um valor numérico.


 

Erro: #REF! (tipo 4)

O erro de referência é bastante comum e pode ocorrer de várias formas. A falta de referência pode ocorrer por exemplo com uma planilha (aba) ou célula que não existe como no exemplo abaixo.

Ou então pode ocorrer também em casos em que você referencia uma célula que possui uma fórmula na própria fórmula. Um exemplo disso seria usar a função =COUNT onde o intervalo é a própria célula com a fórmula.

Erro #REF! no Google Planilhas
Erro #REF!

Como corrigir o erro #REF! no Google Planilhas?

Para corrigir o erro #REF!, é necessário identificar onde está o erro de referência. A dica é começar verificando se a célula com erro não está dentro do intervalo da fórmula. Em seguida, se a referência é válida, se a planilha existe, etc. Por fim, verifique se você não removeu alguma parte da planilha que era referenciada na fórmula.

Em geral o próprio Google Planilhas ajuda um pouco na busca da solução conforme você pode ver na imagem abaixo.

Dicas do erro #REF! no Google Planilhas
Dicas de onde por estar o erro #REF!


 

Erro: #NAME? (tipo 5)

Esse erro, assim como o de referência pode ter várias origens. Pode ser por exemplo, no momento de adicionar um intervalo de células você não informou o : ou então quando você fez um teste lógico com valores do tipo string, o valor não está entre aspas.

Erro #NAME? no Google Planilhas
Erro #NAME?

Como corrigir o erro #NAME? no Google Planilhas?

Para corrigir o erro #NAME?, √© necess√°rio que voc√™ identifique o nome ou valor que foi referenciado. Para o erro NAME, o Google Planilhas ajuda bastante na descri√ß√£o do erro. Na maioria das vezes ele vai ser certeiro! Observe no print do exemplo que ele informa: “Nome do intervalo desconhecido: A3B3”.


 

Erro: #NUM! (tipo 6)

Esse erro √© de certa forma parecido com o #DIV/0! e o #VALUE!. Ele ocorre para casos em que a f√≥rmula matem√°tica executada n√£o possui elementos v√°lidos. √Č um erro dif√≠cil de identificar porque na maioria das vezes √© retornado pela pr√≥pria fun√ß√£o.

No exemplo abaixo, usamos a fun√ß√£o =SQRT, que calcula a raiz quadrada de um determinado n√ļmero. Como matematicamente n√£o √© poss√≠vel calcular a raiz quadrada de um n√ļmero negativo, o Google Planilha retorna o erro #NUM!.

Erro #NUM! no Google Planilhas
Erro #NUM!

Como corrigir o erro #NUM! no Google Planilhas?

Para corrigir o erro #NUM!, √© necess√°rio que voc√™ identifique o erro matem√°tico na fun√ß√£o executada. Como disse, em alguns casos pode ser dif√≠cil porque voc√™ precisar√° conhecer os fundamentos matem√°ticos da fun√ß√£o. O bom √© que, assim como o erro NAME, a ajuda do Google Planilha vai ser certeira! Observe no print do exemplo que ele informa: “O valor da fun√ß√£o SQRT par√Ęmetro 1 √© negativo, mas precisa ser zero ou positivo”. *a√≠ fica f√°cil n√©! ūüôā *


 

Erro: #N/A (tipo 7)

Esse é um erro bem comum. Ele ocorre na execução de uma fórmula que retorna um valor não encontrado ou não disponível. No exemplo utilizamos a famosa função =PROCV ou =VLOOKUP em inglês para buscar um determinado valor em um intervalo. Quando a pesquisa não encontra o valor, o Google Planilha informa o erro #N/A.

Um ponto de aten√ß√£o √© que, se voc√™ estiver usando o Google Planilhas em ingl√™s, o erro ser√° #N/A. Entretanto, se voc√™ estiver utilizando em portugues o erro ser√° #N/D. No final das contas, d√° no mesmo, pois “N/A” significa "Not Available", que em tradu√ß√£o literal significa “N√£o Dispon√≠vel”.

Erro #N/A no Google Planilhas
Erro #N/A ou #N/D em português

Como corrigir o erro #N/A! no Google Planilhas?

Para corrigir o erro #N/A!, é necessário analisar a fórmula. Na maioria das vezes realmente o valor não foi encontrado, mas pode ser que você tenha construído a fórmula errada. Eu mesmo já fiz isso várias vezes. O que é que a ajuda do Google Planilhas dá a dica do que está errado com a fórmula.


 

Erro: #ERROR! (tipo 8)

Esse é o erro geralzão! Qualquer problema que não seja um dos citados acima o Google Planilhas irá retornar o #ERROR!. Pelo fato de ele ser mais genérico, ele também é o mais complexo de encontrar a solução.

No exemplo abaixo, eu usei a função de soma =SUM e no lugar do : eu coloquei um espaço em branco. Veja que não foi erro de cálculo, não foi erro de referência, não informei intervalos inexistentes nem nada. Foi apenas uma função preenchida de maneira errada.

Erro #ERROR no Google Planilhas
Erro #ERROR ou #N/D em português

Como corrigir o erro #ERROR! no Google Planilhas?

Para corrigir o erro #ERROR!, √© necess√°rio buscar primeiro por erros de digita√ß√£o de fun√ß√Ķes. Por ser um erro mais gen√©rico, a ajuda do Google Planilhas tamb√©m √© gen√©rica e na maioria dos casos n√£o vai ajudar muito. Recomendamos refazer a f√≥rmula ficando atento para as dicas de preenchimento.

Conclus√£o

O Google Planilhas possui centenas de fun√ß√Ķes e consequentemente zilhares de situa√ß√Ķes que podem ocorrer erros. Espero que esse artigo tenha sido √ļtil de alguma forma e que tenha ficado mais claro para voc√™ o significado de cada um dos erros do Google Planilhas.