“O que esse saquinho com água está fazendo em cima da sua mesa?"
“Água? Não é água, é vidro!"
A sua percepção será facilmente enganada pelas esculturas de vidro soprado criadas pelo artista americano Dylan Martinez.
As esculturas imitam perfeitamente saquinhos de plástico cheios de água. Seu trabalho é tão perfeito que ao se deparar com uma de suas esculturas é possível que você se pergunte se o que vê é verdade ou ilusão, tamanha semelhança entre uma coisa e outra.
Dylan é daltônico de nascença e isso lhe conferiu uma fascinação e um modo muito peculiar de enxergar as coisas. Ele aplicou esta sua visão única na arte de soprar vidros, criando peças criativas que brincam com a percepção do espectador.
Segundo o próprio Dylan, “O fato de as bolhas estarem presas e a forma da peça imitando um saquinho convencem seus olhos que a coisa é o que parece ser. É fascinante que o que a gente deseja frequentemente anula a realidade e você acaba acreditando no que você acha que é verdade”.
Para criar peças como essa, o primeiro passo é soprar o vidro para criar as bolhas de ar que simulam a água dentro do saquinho. Em seguida, ele sopra uma grande bolha que suavemente vai formando as dobras. Por fim, depois de os últimos retoques e acabamento final, a escultura que estava numa temperatura de quase mil graus Celsius é deixada para esfriar lentamente durante 120 horas.
Recentemente o artista abriu seu ateliê em White Salmon, Washington perto de sua casa em Hood River, Oregon e em 2018, ele mostrou um pouco do seu trabalho em uma exposição em Chicago.
Acompanhe o dia a dia do artista nas redes sociais, lá estão todos os seus trabalhos e esculturas.
©️Todos os créditos são de Dylan Martinez. Visite o portifólio do artista.