É muito comum os países adotarem um animal como simbolo nacional. Geralmente a escolha é feita por um bicho que é mais comum na fauna local ou então por alguma tradição. Embora o país escolha o bicho, eu não estou muito certo que o bicho escolheria o país,…

Mas e aqui, você sabe qual é o animal símbolo do Brasil? Embora os chutes mais comuns sejam a Onça Pintada, Urubu e até mesmo o Boi (???), o bichinho que foi escolhido para nos representar é o Tatu-bola ⚽!

Inclusive, foi por isso que o mascote da copa de 2014 foi o Fuleco, que é um Tatu-bola. (sacada boa essa, né! hehehe)

Tatu-bola da Caatinga 01

O Tatu-bola, que também é conhecido como Tatu-bola da Caatinga ou Tatu-bola do Nordeste, é uma das duas espécies do gênero Tolypeutes de Tatus. Ele vive principalmente no nordeste e centro-oeste. Embora os Tatus estejam muito associados a buracos e tuneis debaixo da terra, o Tatu-bola é a única espécie de Tatu que não tem uma “vida subterrânea”. A sua principal característica é de se transformar em bola para se proteger em situações de perigo.

Infelizmente o Tatu-bola está classificado como “vulnerável” com estatos de “ameaçado” na tabela de Estado de conservação de animais (por isso eu acredito que ele não escolheria o 🇧🇷 para ser o representante…). Existem algumas iniciativas de proteção e preservação do Tatu-bola. A mais forte delas é a Associação Caatinga que, desde 2003 vem trabalhando na preservação da fauna da caatinga.

Fique aqui com umas fotos muito legais do Tatu-bola da Caatinga!

Tatu-bola da Caatinga 02

Tatu ou Armadillo 01

Tatu ou Armadillo 02

Tatu ou Armadillo 03

Tatu-bola da Caatinga 01