Pangeia! Provavelmente voc√™ j√° ouviu esse nome em algum lugar certo? Talvez na escola, n√£o sei! Pode ser at√© que voc√™ j√° saiba o que significa mas esteja apenas querendo mais informa√ß√Ķes. Enfim, resumimos de forma pr√°tica tudo o que voc√™ precisa saber sobre a Pangeia.

O que é a Pangeia?

A Pangeia foi um super continente que existiu a aproximadamente 350 milh√Ķes de anos e que, ap√≥s algumas rupturas deu origem a continentes menores que formam a atual configura√ß√£o da Terra.

Pangeia

De onde veio a Pangeia?

A mais de cem anos atrás, lá na Alemanha, o geólogo e meteorologista Alfred Wegener estava trabalhando duro, pesquisando e escrevendo um livro sobre a formação da Terra e origem dos continentes.

Ent√£o em 1913, depois de muitas descobertas, ele terminou e publicou o que viria a ser a sua mais importante obra, o livro “Die Entstehung der Kontinente und Ozeane” que, em tradu√ß√£o livre para o no nosso querido portugues √© “A Origem dos Continentes e Oceanos”.

Neste livro, Alfred apresentou a sua teoria de formação dos continentes, chamada de Deriva Continental. De forma resumida, a teoria da Deriva Continental diz que a crosta da Terra é formada por placas que ficam boiando sobre um oceano de lava, que de tempos em tempos se movimentam.

O conceito da Pangeia vem justamente dessas placas tect√īnicas pois, segundo a teoria da Deriva Continental, a mais ou menos 325 milh√Ķes de anos todas elas estavam unidas formando um √ļnico e gigantesco continente.

Porque a teoria do surgimento é válida?

A teoria da Deriva Continental e a Pangeia são válidas porque o estudo do Alfred se baseia em fatores morfológicos, paleontológicos, paleoclimáticos e litológicos.

Para ficar mais claro, Alfred observou que o formato dos atuais continentes √© bastante complementar, o que sugere que eles formavam um √ļnico bloco. Al√©m disso, foram encontrados f√≥sseis de animais da mesma esp√©cie por√©m atualmente separados por oceanos, assim como rochas e sedimentos com caracter√≠sticas semelhantes mas tamb√©m em continentes distintos.

E se a Pangea ainda existisse?

Imagine se nos tempos atuais a configura√ß√£o da Terra fosse igual a 350 milh√Ķes de anos atr√°s. Veja aqui o conceito criado por Massimo Pietrobon.

Obrigado pela leitura! Se gostou, clique aqui para compartilhar via Whatsapp!