Pangeia! É muito provável que você já tenha ouvido este nome em algum lugar, na escola talvez. É muito provavelmente também que você já saiba o que significa.

Continua depois da publicidade

O que é a Pangeia?

A Pangeia foi um super continente que existiu a aproximadamente 350 milhões de anos e que após algumas rupturas deu origem a continentes menores que formam a atual configuração da Terra.

Pangeia

De onde veio a Pangeia?

A mais de cem anos atras la na alemanha, o geólogo e metereologista Alfred Wegener estava trabalhando duro pesquisando e escrevendo um livro que viria a ser a sua mais importante obra. Então, em 1913 ele terminou e publicou o livro “Die Entstehung der Kontinente und Ozeane” que no nosso querido portugues é “A Origem dos Continentes e Oceanos”.

Continua depois da publicidade

Neste livro, Alfred apresentou a sua teoria da deriva continental que basicamente diz que a crosta da Terra é formada por placas que ficam boiando sobre um oceano de lava. O conceito da Pangeia vem justamente destas chamadas placas tectônicas, pois segundo a teoria, a mais ou menos 325 milhões de anos todas elas estavam unidas formando um único e gigantesco continente.

Porque a teoria do surgimento é valida?

A teoria da deriva continental e a Pangeia válidas porque o estudo do Alfred se baseia em fatores morfológicos, paleontológicos, paleoclimáticos e litológicos.

Continua depois da publicidade

Para ficar mais claro, Alfred observou o formato dos atuais continentes é bastante complementar, o que sugere que eles formavam um único bloco. Além disto foram encontrados fosseis de animais da mesma espécie porém atualmente separados por oceanos assim como rochas e sedimentos com caracteristicas semelhantes mas também em continentes distintos.

Saiba mais em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pangeia https://pt.wikipedia.org/wiki/Deriva_continental