Se você gosta de cinema e especialmente filmes de ação e aventura, é muito provável que já tenha assistido o filme O Regresso, estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hardy.

Embora toda a história do filme tenha sido baseada na vida do explorador americano Hugh Glass, nem tudo contado lá é verdade ou aconteceu exatamente como retratado no filme.

Com base em várias referências da internet, o Portalgeek separou para você tudo sobre o verdadeiro Hugh Glass e o que é verdade ou não no filme.

Filme O Regress
Filme: O Regresso

Hugh Glass existiu na vida real?

Sim, Hugh Glass foi um explorador e caçador de pele americano que viveu entre 1783 e 1833. Ele ganhou notoriedade principalmente pelo fato de ter sobrevivido a um ataque de urso e em seguida viajar sozinho por vários quilômetros até encontrar ajuda.

Tudo o que é retratado no filme sobre Hugh Glass aconteceu depois de 1823 quando ele participou de uma expedição de caça e comércio de peles. Essa expedição foi atacada por nativos americanos e pouco tempo depois Hugh Glass foi atacado por um urso pardo. Após se recuperar do ataque, ele partiu em busca de John Fitzgerald e Jim Bridger que o haviam deixado para morrer.

Depois desses eventos, por volta de 1828, Hugh Glass foi novamente atacado por nativos americanos em uma outra expedição. Por fim, em 1833 durante a sua última expedição no estado de Montana, ele foi capturado e morto por índios nativos americanos.

Entretanto, a parte mais interessante sobre Glass, aconteceu justamente antes dos eventos do filme. Segundo o Hollywood Reporter, Hugh Glass era um capitão do mar e em 1819 quando o seu navio foi atacado por piratas. Ele se juntou ao grupo de piratas e ficou com eles por um ano. Em seguida, eles fugiram pulando no mar e nadaram até Campeche. De lá, para fugir de Jean Lafitte, que era o líder dos piratas, eles seguiram em direção a St. Louis.

Durante esse trajeto, eles tiveram muito cuidado para evitar a tribo Karankawa que eram famosos por comerem os colonos sequestrados e os Tonkawa que por sua vez comiam apenas os pés e as mãos dos sequestrados. Depois de percorrem mais de 1500 quilometros desde que fugiram dos piratas, eles infelizmente foram capturados pela tribo Pawnee. Após a captura Hugh Glass e seu amigo seriam sacrificados em oferenda ao deus da estrela da manhã.

O amigo de Glass foi sacrificado primeiro, sendo amarrado e perfurado por várias lascas de pinheiro que em seguida foram acendidas fazendo com que ele morresse queimado. No entanto, quando chegou a vez de Hugh Glass, ele teria se curvado para o chefe da tribo e oferecido um pouco de cinábrio (mineral vermelho usado para maquiagem e tingimento de cerâmica). O chefe teria ficado impressionado com o presente e com a ousadia e viveu um tempo entre os Pawnee.

A história do filme O Regresso é real?

O roteiro do filme foi escrito por Mark L. Smith e Alejandro G. Iñárritu foi, em grande parte baseado no livro The Revenant: A Novel of Revenge escrito em 2002 por Michael Punke. O livro retrata uma série de eventos que aconteceram em Hugh Glass em 1823. O livro por sua vez, foi baseado em 3 outros livros muito antigos que também retratam um pouco da trajetória de Glass. Toda a biografia restante são registros e relatos de caçadores da época.

Como essas são praticamente as únicas fontes, além de outros poucos retratos históricos, não é possível definir com precisão o que é realidade e o que é romance.

Expedição de comércio de peles

O roteiro do filme começa com uma expedição sendo atacada por índios nativos americanos. Essa expedição realmente aconteceu em 1823 e foi liderada por William Henry Ashley. William foi um pioneiro na exploração de peles, além de empresário e político. Eles realmente foram atacados.

Ataque do urso

Alguns meses depois desse evento, o Hugh Glass foi atacado por um urso pardo que o deixou gravemente ferido. Inclusive, eu diria que a cena do filme que retrata o ataque, pode ser bem real, porque assim como no filme e, segundo relato do próprio Glass, ele ficou muito machucado, com perna quebrada, garganta furada além claro de vários rasgos pela pele.

Ataque do urso
Ilustração do ataque do urso

Outro fato que é bem próximo do filme, é que, após o ataque do urso, Glass não conseguia seguir o grupo da expedição. Com isso, foi justamente John Fitzgerald e Jim Bridger que ficaram com Glass para esperar ele morrer. Como se passaram vários dias e ele não morria, os dois decidiram por enterrar o Glass e seguir de volta com o grupo.

Depois disso, de uma forma quase inacreditável, Glass além de não morrer, ele saiu da cova, viajou se rastejando por vários quilômetros até chegar no Fort Kiowa onde se recuperou. Alguns dos fatos retratados no filme durante a saga de retorno não podem ser comprovados como verdade, como por exemplo ele ter dormido dentro de um cavalo para se esquentar.

A vingança

O filme retrata que a maior motivação de Glass para não morrer é o desejo de vingança. No filme, assim que ele se recupera do ataque do urso ele perdoa Jim Bridger e em seguida parte em busca de John Fitzgerald. Na história real isso também é verdade de alguma maneira.

Hugh Glass realmente perdoou Jim Bridger, principalmente porque ele era muito novo, segundo os relatos, ele teria 19 anos na época. Já com relação a John Fitzgerald a história é um pouco diferente. Algumas fontes dizem que Fitzgerald entrou para o exército fazendo com que fosse impossível um eventual acerto de contas e outras fontes dizem que após Glass encontrar Fitzgerald ele também o perdoou assim como fez com Bridger. Nenhum dos relatos fala sobre Glass ter matado Fitzgerald.

Últimos anos de Hugh Glass

O filme termina logo após Glass matar Fitzgerald e não é possível saber o que acontece depois. Segundo os livros e fontes da época, Hugh Glass ainda participou de outras duas grandes expedições, uma em 1828 e a sua última em 1833 onde finalmente encontrou o seu destino. Glass teria sido capturado e morto por índios nativos americanos.

Principais dúvidas sobre o que é real

Algumas das cenas mais marcantes do filme, tais como a queda do penhasco, dormir dentro de um cavalo morto ou ter um filho meio índio, de fato não aconteceram.

Hugh Glass teve uma esposa Pawnee?

Não existem indícios que isso tenha acontecido, entretanto, a proximidade de Glass com os Pawnee pode ser explicada por ele ter sido poupado de ser sacrificado após ter oferecido um presente para o chefe da tribo.

John Fitzgerald matou o filho de Hugh Glass?

Não. Além de Hugh Glass não ter um filho meio índio, os supostos dois filhos de Glass nunca participaram das suas expedições.

Hugh Glass matou John Fitzgerald?

Não existem muitos relatos sobre ele e, segundo os registros da época, após o evento do ataque do urso, Hugh Glass ou teria perdoado John Fitzgerald ou não teria cumprido a sua vingança por ele estar no deserto.

Estátua do Hugh Glass
Escultura em tamanho real de Hugh Glass sendo atacado pelo urso.

Curiosidades sobre o filme O Regresso

O título do filme em inglês é The Revenant, que pode ser traduzida literalmente como O Fantasma, mas que tem como real significado uma pessoa que ressuscitou do túmulo para aterrorizar os vivos. E se você assistiu, bom, você sabe que é literalmente essa mensagem que o filme tenta passar.


 

Fontes consultadas

https://www.britannica.com/biography/Hugh-Glass
https://en.wikipedia.org/wiki/Hugh_Glass
https://www.hollywoodreporter.com/movies/movie-features/real-story-revenant-is-far-867620/
https://www.historyvshollywood.com/reelfaces/revenant/
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Revenant_(novel)