O italiano Emanuele Fornasier é um químico que ama arte e fotografia e resolveu desenvolver projetos que combinassem essas duas paixões. Emanuele passou meses documentando, fotografando e filmando a formação de cristais utilizando o processo químico de eletrocristalização de diversos elementos.

Alguns cristais são muito pequenos e se foram em frações de segundos enquanto outos demoram dias. Por isso Emanuele utilizou diversas técnicas de macrofotografica e timelapse.

Veja você mesmo os vídeos e a beleza do processo de eletrocristalização.

Crystal Birth


Descrição do vídeo: Essas estruturas de atordoamento são o resultado de uma reação química em que o metal é depositado da solução na superfície do metal. Leva de algumas horas a alguns dias para gerar um cristal. Este processo é executado muito lentamente por uma corrente elétrica: camada por camada nasce o cristal.


 

Crystal Birth - Chapter II


Descrição do vídeo: Depois de mais de três anos desde o primeiro vídeo de nascimento de cristal, neste vídeo um novo tipo de crescimento de cristal é retratado. À medida que a água evapora, diferentes sais crescem sob luz polarizada cruzada, o que realça os detalhes e causa iridescência, explorando a birrefringência dos sais. Cada sal tem um motivo macroscópico diferente que deriva de sua estrutura microscópica.


  ©️Todos os créditos são de Emanuele Fornasier. Visite o portifólio do artista.