Com o avanço da atividade humana, infelizmente é cada vez mais comum ouvirmos falar de um animal ou outro que entrou para a lista de perigo de extenção, chegando até nos casos mais tristes do animal ficar completamente extinto 😥.

Mas você já se perguntou como saber se um animal corre ou não risco de extensão? E onde você pode pode acompanhar a situação de todas as espécies? Você já ouviu falar da lista vermelha da IUCN?

IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza

Bom, tudo começa com o IUCN, sigla para International Union for Conservation of Nature ou em português União Internacional para a Conservação da Natureza. a IUCN é uma organização civil mundial fundada em 1948 com o propósito de unir entidades globais de conservação e preservação da natureza.

Continua depois da publicidade

Atualmente fazem parte do IUCN mais de 1250 organizações, sendo mais de 80 governos e mais de 100 agencias governamentais. O grande objetivo o IUCN é auxiliar e influenciar entidades, sociedade e governos nacionais e locais para a conservação da natureza e criação e gestão de áreas protegidas de reservas.

Afim de catalogar e de alguma concientizar o mundo da importancia do cuidado e da preversão dos animais, O IUCN desenvolveu uma lista vermelha com todos as espécies que correm algum risco de extinsão ou que já até foram extintas. Para entender como a lista fuciona precisamos entender como as espécies são classificadas.

Rinoceronte Preto que está ameaçado de extinsão e classificado em um nivel crítico.

Categorias de estado de conservação dos animais da IUCN

Como parte do trabalho da IUCN foi a criação e definição de critérios organizados para a definição do estado de conservação dos animais. Com base nos critérios, foram definidas nove categorias de classificação divididas em quatro grupos.

Dentro os quatro grupos começa pelo mais grave que é extinto, ou seja sem registro na natureza, passando por ameaçado, baixo risco e sem informações suficientes. Debaixo de cada um dos grupos estão as categorias de classificação internacional de siglas conforme a tabela abaixo.

Tabela IUCN
Tabela IUCN

EX - Extinta

A sigla EX vem do inglês e significa Extinct. Essa é a categoria mais triste de todas e pertence ao grupo de extintos. Um animal é classificado como EX quando não existem dúvidas que o último indivíduo de determinada espécie morreu. A extenção pode ser por intervenção humana ou naturais como por exemplo mudanças climáticas, doenças, etc.

EW - Extinta na natureza

A sigla EW vem do inglês e significa Extinct in the Wild. Essa categoria também pertence ao grupo de extintos mas se aplica aos animais que não existem mais no habit natural e todos os indíviduos atualmente vivos estão e são cultivados em cativeio.

Continua depois da publicidade

CR - Criticamente em perigo

A sigla CR vem do inglês e significa Critically Endangered. Essa categoria pertence ao grupo de ameaçado e se aplica aos animais que correm um risco muito alto de extensão em um futuro próximo. Esses são os casos mais preocupantes e que precisam de uma ação imediata, seja por recuperação do habit natural, prevenção da caça ou criação em cativeio.

EN - Em perigo

A sigla EN vem do inglês e significa Endangered. Essa categoria também pertence ao grupo de ameaçados e é bem semelhante ao CR - Criticamente em perigo mas com um grau de ameaça um pouco menor mas não menos crítico.

VU - Vulnerável

A sigla VU vem do inglês e significa Vulnerable. Essa é a o primeiro nível de classíficação quando um animal entra para o grupo de extinsão. Infelizmente o mais comum aqui é que ele suba na classificação de criticidade, mas existem casos de animais que ficaram vulneráveis e voltaram para a classificação NR - Quase ameaçada

NT - Quase ameaçada

A sigla NT vem do inglês e significa Near Threatened. Essa categoria assim como a LC - Pouco preocupante pertence ao grupo de baixo risco. Embora seja uma mais suave, é aqui que as medidas precisam ser tomadas com urgência. Animais com classíficação NT estão próximas do estado de vulnerável e nenhuma medida está sendo tomada para melhorar a situação.

LC - Pouco preocupante

A sigla LC vem do inglês e significa Least Concern. Animais classificados como LC não correm risco de serem extintos com as atuais circunstâncias. A população pode até estar diminuíndo, mas dificilmente será extinto num futuro próximo.

DD - Dados Deficientes

A sigla DD vem do inglês e significa Deficient data. Essa categoria se aplica a animais em que a IUCN sabe que tem algum problema mas não tem dados suficientes para definir em qual etapa está.

NE - Não avaliada

Classíficação para animais que ainda não foram avaliadas pela IUCN. A lista é grande e várias espécies estão nessa situação.

Quais os critérios de classificação da lista vermelha da IUCN?

Com o objetivo de deixar o processo de classificação mais objetico, a IUCN definiu um conjunto de critérios que se aplicam a praticamente todos os animais. As espécies somente são classificadas em alguma das categorias de conservação se atenderem a certos requisitos quantitativos.

  • População e Tamanho da População: número total de indivíduos.

  • Subpopulações: grupos da população que estão separados geograficamente.

  • Indivíduos Maduros: refere-se ao número de indivíduos conhecido, estimado ou inferido, com capacidade de reproduzir-se.

  • Geração: a duração de uma geração é a idade média dos pais na população presente.

  • Redução: é a diminuição no número de indivíduos maduros em uma porcentagem definida pelo critério por um período de tempo (em anos) especificado, ainda que a diminuição não necessariamente continue depois.

  • Declínio Contínuo: é uma diminuição recente, atual ou projetada no futuro.

  • Flutuações Extremas: quando o tamanho da população ou a área de distribuição varia muito e de forma rápida e frequente.

Continua depois da publicidade

  • Severamente Fragmentadas: quando a maioria dos indivíduos se encontra em subpopulações pequenas e relativamente isoladas.

  • Extensão de Ocorrência: é a área contida dentro do menor limite imaginário contínuo que pode ser traçada, usada para análise.

  • Área de Ocupação: área que é efetivamente ocupada por um animal, excluindo-se aquelas eventualmente visitadas.

  • Localidade: define uma área distinta geográfica ou ecologicamente, na qual apenas um evento pode afetar drasticamente todos os indivíduos do táxon nela presentes.

  • Análise Quantitativa: definida como qualquer forma de análise que estime a probabilidade de extinção de um animal a partir de dados baseados na história de vida conhecida, nos requerimentos de habitat, nas ameaças e em qualquer opção de manejo especificada.

Eastern Gorilla, Gorila Oriental
Gorila Oriental que está ameaçado de extinsão e classificado em um nivel crítico. Créditos: IUCN

E a lista vermelha, como funciona?

Com base em todos todos os critérios de classificação e das categorias de níveis de risco, o IUCN desenvolveu uma lista que se chama lista vermelha de animais em extinsão. Ela está sempre atualizada de acordo com a disponbilidade do IUCN.

Lista vermelha IUCN
Lista vermelha da IUCN. Créditos: IUCN

A lista vermelha da IUCN também é conhecida como “Barômetro da Vida” pois, segundo a própria IUCN: Da mesma forma que um barômetro mede a pressão atmosférica para nos ajudar a nos preparar para condições climáticas adversas, a Lista Vermelha da IUCN mede as pressões que atuam sobre as espécies, que orienta e informa ações de conservação para ajudar a prevenir extinções. É por isso que a Lista Vermelha da IUCN é freqüentemente chamada de Barômetro da Vida.

A lista vermelha pode ser acessar em um site expecífico desenvolvido pela IUCN neste link: https://www.iucnredlist.org/. Lá você pode pode acompanhar as notícias, buscar animais e muita informação, mas muita informação mesmo sobre todo o processo.

A lista vermelha é uma iniciativa muito legal, principalmente para concientização sobre a importancia da conservação dos biomas do nosso planeta. O IUCN tem como meta avaliar 160.000 espécies ameaçadas e até o momento (08/2021) já conseguiu avaliar um total de 134.425.


 
 

Espero que tenha gostado, não deixe de visitar a página da lista vermelha da IUCN. Compartilhe com as pessoas próximas e se puder, faça uma doação para a projeto.