PORTALGEEK





Como calcular o Dividend Yield?

Como calcular o Dividend Yield?


Finanças





O que é Dividend Yield?

Dividend Yield é um termo que, traduzido para o português, significa rendimento do dividendo. Ele é utilizado principalmente na análise fundamentalista para medir o rendimento de dividendos de uma empresa de capital aberto em relação ao preço da sua ação e é apresentado em forma percentual. A grande vantagem de utilizar o dividend yield é saber se a empresa é uma boa pagadora de dividendos.


Como calcular o Dividend Yield?

O cálculo para determinar o dividend yield é muito simples, basta dividir o total recebido de dividendos pelo valor da ação e por fim multiplicar o resultado por 100 para transformar em valor percentual. Veja como é simples:

Dividend Yield = (Soma dos dividendos/Valor da ação) * 100



Onde consultar os dividendos pagos?

Existem diversos locais na internet que disponibilizam as informações detalhadas dos dividendos pagos mas em geral você poderá encontrar em:

  • Site da sua corretora;
  • Portais de finanças;
  • Site da empresa na sessão de RI (relação com investidores);
  • Site da BMF Bovespa

As fontes mais confiáveis são sempre os sites das próprias empresas listadas e o site da BMF Bovespa, pois por força da legislação, é garantido que sempre estará lá.


Onde consultar o Dividend Yield já calculado?

O site da sua corretora provavelmente irá te informar o dividend yield de todas as ações, mas se você não tiver conta em nenhuma corretora, a dica é o site ControlAção. O ControlAção é um serviço online para controle de carteira de investimento que fornece de forma gratuita alguns indicadores fundamentalistas de todas as ações, dentre eles o dividend yield. Por exemplo, veja aqui o dividend yield do Bradesco (BBDC3).


Conclusão

O mercado financeiro é grande, cheio de termos próprios e por algumas vezes complexo, mas com calma e dedicação é possível entender e compreender cada vez mais o seu funcionamento. Sendo assim, se quiser saber de uma empresa e ação é uma boa pagadora de dividendos, comece consultando pelo menos o dividend yield.





PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:


COLEÇÕES:

Finanças





TAGS:

ações · bolsa de valores · calculo · dividend yield · financas