Recentemente vimos um artigo no It’s FOSS muito interessante apresentando alternativas mais modernas para comandos antigos no Linux. Achei muito legal porque aprendi coisas novas que eu nem sabia que existia.

Tirando o Bat e Tldr, eu conhecia todos os outros. De todas as alternativas apresentadas, algumas eu achei realmente melhores, mas para algumas, o classico ainda é inbatível!

Como o próprio artigo diz, os comandos mais antigos são mais simples porque foram feitos a muitos anos atras, na verdade décadas atras. Além disso, eles também recomendam não se apegar tanto as alternativas, principalmente em ambientes muito complexos e de produção. Os comandos tradicionais estão em praticamente todas as versões e variações de sistemas Unixlike.

Vamos então para os comandos, quem sabe não tem algum que você ainda não conhecia!

htop é a alternativa para o top

O comando top nada mais é que monitor de tarefas para o terminal do Linux. Ele é útil principalmente para a companhar os processos que estão sendo executados e quando de recurso cada um está consumindo.

Já o comando htop é uma alternativa mais moderna (nem tão moderna assim, foi criado em 2004) para o top.

Comando htop

💻 Instalação no Ubuntu 20.04:

sudo apt-get install htop


 

duf é a alternativa para o df

Outro comando conhecido por todos e usado praticamente todos os dias é o df, que serve para listar o espaço livre em cada um dos discos.

Já o comando duf é uma alternativa bem interessante escrita em Go que mostra as mesmas informações mas de uma maneira mais visual e organizada. Por exemplo, sempre que eu uso o comando df eu adiciono um df -h para que os valores sejam mais fáceis de ler.

O duf está presente em alguns repositórios, mas se por exemplo você estiver no Ubuntu, o pacote .deb pode ser baixado na página de releases.

Comando duf

💻 Instalação no Ubuntu 20.04:

wget https://github.com/muesli/duf/releases/download/v0.7.0/duf_0.7.0_linux_386.deb
sudo dpkg -i ./duf_0.7.0_linux_386.deb


 

tldr é a alternativa para o man

Esse é um que eu não conhecia e gostei muito. Muito mesmo! Em geral quando você precisa de alguma informação sobre algum comando, o primeiro passo é rodar um man COMANDO e ler o manunal. Pelo menos deveria ser né. Enfim, se você não sabe a sigla TLDR siginica too long, didn’t read (em português: muito grande, não li) e é usada muito em forum tipo Reddit para conteúdos muito extensos.

O objetivo principal do tldr é pegar toda a informação extença do manual do comando e compilar as informações mais úteis e exemplos práticos de uso do commando. Realmente muito útil!

Comando tldr

💻 Instalação no Ubuntu 20.04:

sudo apt-get install tldr


 

bat é a alternativa para o cat

Esse também é um comando que eu não conhecia e gostei muito. Basicamente o bat é o famoso cat mas com syntax highlight. Além de dar um ar mais modernoso, ajuda em momentos que é preciso analisar algum fonte direto no servidor ou coisa do tipo.

Outra duas coisas bem legais no bat são a integração com o GIT e o modo de exibir os caracteres não imprimiveis, como por exemplo, espaço, breakline, etc.

Comando bat

💻 Instalação no Ubuntu 20.04:

wget https://github.com/sharkdp/bat/releases/download/v0.19.0/bat_0.19.0_amd64.deb
sudo dpkg -i ./bat_0.19.0_amd64.deb


 

ncdu é a alternativa para o du

Outro comando muito utilizado no dia a dia é o du. Um alternativa prática e interessante é o ncdu que lista os arquivos de uma forma mais visual e permite a navegação pelos diretorios.

Muito útil de deixar como um substituto oficial para o du.

Comando ncdu

💻 Instalação no Ubuntu 20.04:

sudo apt-get install ncdu


 

fd é a alternativa para o find

Esse comando não necessariamente é uma alternativa, eu diria uma forma complementar. O find é um comando extenso e dominar, já o fd se propõe a simplificar um pouco as coisas. Como disse o próprio desenvolvedor: É uma alternativa simples, rápida e fácil de encontrar. Embora não tenha como objetivo oferecer suporte a todas as funcionalidades poderosas do find, ele fornece padrões sensatos (opinativos) para a maioria dos casos de uso.

Comando fd

💻 Instalação no Ubuntu 20.04:

sudo apt-get install fd-find

O binário do comando é fdfind, entretanto o fd já está em uso por outro comando. Você tem duas opções, ou utilizar o comando como fdfind ou então adicionar um link como seguinte comando:

ln -s $(which fdfind) ~/.local/bin/fd


 

exa é a alternativa para o lf

O comando exa é uma alternativa interessante para o famoso ls. Embora ele realmente seja uma opção mais moderna, na minha opnião não vale muito a pena. A saída é mais completa, tem listagem de git, mas nada demais que justifique o uso.

Comando exa

💻 Instalação no Ubuntu 20.04:

O exa está disponível via apt apenas para Ubuntu 20.10 ou superior. Abaixo duas formas de instalar no Ubuntu 20.04

Método 1 (compilando)

sudo apt install libgit2-dev rustc
sudo apt-mark auto rustc
git clone https://github.com/ogham/exa --depth=1
cd exa
cargo build --release && cargo test #cargo test is optional
sudo install target/release/exa /usr/local/bin/exa
cd ..
rm -rf exa
sudo apt purge --autoremove


Método 2 (Baixando o binário direto)

EXA_VERSION=$(curl -s "https://api.github.com/repos/ogham/exa/releases/latest" | grep -Po '"tag_name": "v\K[0-9.]+')
curl -Lo exa.zip "https://github.com/ogham/exa/releases/latest/download/exa-linux-x86_64-v${EXA_VERSION}.zip"
sudo unzip -q exa.zip bin/exa -d /usr/local


 

Então é isso, e você conhecia algum desses comandos. Se foi interessante ou útil de alguma forma, compartilhe. Obrigado!