Um dos tópicos mais falados no momento sem dúvida é AI (Artificial Intelligence), ou em portugues IA (Inteligência Artificial).

São inúmeras iniciativas nas mais variadas áreas, desde bots inteligentes para atendimento ao cliente até aplicações complexas de análise de imagens, geoprocessamento e big data.

A questão é que, independente da aplicação, a inteligência artificial estará cada vez mais presente no nosso cotidiano. Com isso, a demanda por profissionais especializados em inteligência artificial também aumentará. Para você ter uma ideia, segundo o portal de empregos Indeed, a demanda por profissionais de inteligência artificial aumentou 32% desde 2019.

Se você procura começar a aprender o que é inteligência artificial, seja como um entusiasta ou para iniciar uma carreira na área, a equipe do Portalgeek separou para você 7 cursos gratuitos de inteligência artificial.

Todos os cursos são em inglês. Mesmo que você não tenha muito conhecimento de inglês, recomendo se inscrever e tentar fazer os cursos. A maior parte deles possui algumas partes interativas que você conseguirá absorver o conhecimento pelo contexto. Além disso, você aproveita também para treinar o seu inglês.

1️⃣ Artificial Intelligence (AI) pela EDx

Curso de fundamentos da inteligência artificial. Promovido pela EDx o curso ensina os fundamentos de IA e como aplicá-los. Ensina também como desenvolver agentes para resolver problemas do mundo real como mecanismos de busca, jogos, aprendizado de máquina e lógica.

🕐 Duração: 12 semanas (8 - 10 horas por semana)
🔗 Link: https://www.edx.org/course/artificial-intelligence-ai

2️⃣ AI For Everyone pelo DeepLearnin.ai no Coursera

Curso que apresenta também os fundamentos da inteligência artificial de maneira não necessariamente técnica, ideal para qualquer pessoa. Promovido pela deeplearning.ai e apresentado por Andrew Ng o fundador da empresa.

🕐 Duração: 12 horas
🔗 Link: https://www.coursera.org/learn/ai-for-everyone

3️⃣ Machine Learning for Beginners pela Microsoft

Curso promovido pela equipe da Azure (Cloud da Microsoft) com foco nos fundamentos de inteligência artificial e uso das aplicações Microsoft de aprendizado de máquina. Curso ideal para iniciar e já aplicar alguma coisa na prática na própria Azure.

🕐 Duração: 12 semanas
🔗 Link: https://github.com/microsoft/ML-For-Beginners

4️⃣ Knowledge-Based AI: Cognitive Systems pela Georgia Tech

Curso começando desde o básico da inteligência artificial. Como é um curso desenvolvido por uma universidade, ele é bem completo e acadêmico. É um curso desafiador que cobre as áreas de representações de conhecimento estruturadas, bem como métodos baseados em conhecimento de resolução de problemas, planejamento, tomada de decisão e aprendizagem.

🕐 Duração: 7 semanas
🔗 Link: https://www.udacity.com/course/knowledge-based-ai-cognitive-systems--ud409

5️⃣ Intro to Artificial Intelligence

Embora o curso seja introdutório, ele é de nível intermediário. O objetivo desse curso é que você aprenda os fundamentos da inteligência artificial moderna, bem como algumas das aplicações representativas. O curso apresenta aplicações práticas no mundo real.

🕐 Duração: 4 meses
🔗 Link: https://www.udacity.com/course/intro-to-artificial-intelligence--cs271

6️⃣ Elements of AI

Esse é talvez um dos cursos mais legais da lista. Vai desde do início do que é inteligência artificial até a suas aplicações passando por aprendizado de máquina e redes neurais. O curso foi desenvolvido para que o aprendizado seja simples e lúdico.

⭐ Escolha dos editores!
🕐 Duração: 10 horas
🔗 Link: https://course.elementsofai.com/

7️⃣ Machine Learning Crash Course pelo Google

Curso prático desenvolvido pelo Google, que também apresenta desde os fundamentos da inteligência artificial até a construção de aplicações reais usando os recursos e serviços disponibilizados pelo Google. Assim como o curso da Microsoft, a vantagem é de já poder aplicar alguma coisa na prática.

🕐 Duração: 15 horas
🔗 Link: https://developers.google.com/machine-learning/crash-course


Espero que a lista ajude a começar a entender o bonito e complexo mundo da inteligência artificial, uma área que não para de crescer e demandará cada vez mais desenvolvimento.

Se você gostou, compartilhe com pessoas que podem gostar dos cursos Obrigado!