Dinheiro, poder, ganância, mercado financeiro, Wall Street são sempre temas que cativam a imaginação das pessoas. E por mexer tanto com os nossos instintos, é sempre um tema muito explorado no cinema.

Alguns são famosos e lembrados a várias décadas, outros mais atuais, mas no geral retratam sempre todo o poder envolvente que dinheiro tem sobre as pessoas.

A nossa compilação foi baseada em várias outras listas. Nós retiramos alguns, adicionamos outros e alteramos a ordem para o que consideramos do melhor em diante.

A lista não contêm nenhum spoiler, pode ler sem medo. Espero que você goste!


 

1️⃣ Wall Street (1987) e Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

Capa do Filme Wall Street
Capa do filme Wall Street (1987)

Esse é talvez um dos filmes mais famosos sobre o mercado financeiro. O primeiro foi lançado em 1987 e é estrelado por Michael Douglas interpretando o lendário Gordon Gekko e por Charlie Sheen, interpretando Bud Fox. O filme retrata bem como o dinheiro está associado diretamente ao poder, mas sobretudo retrata como em alguns casos, o sucesso vem a custa de informação privilegiada e práticas questionáveis, para não diser ilegais.

Em 2010 o filme teve uma sequencia que, na nossa opnião foi tão boa quanto o primeiro. Nessa sequencia, Gordon Gekko volta para ativa e contracena com Jacob Moore, que é interpretado por Shia LaBeouf (o Sam do Transformers). O legal da continuação é que é mais contemporâneo e as coisas são mais próximas da realidade dos dias de hoje. Outro ponto legal sobre esse filme é que ele aborda um pouco questões da crise de 2008 e sobre os efeitos que isso teve na economia e nas trocas de poder.


 

2️⃣ Margin Call - O Dia Antes do Fim (2011)

Capa do Filme Margin Call
Capa do filme Margin Call - O Dia Antes do Fim (2011)

Margin Call é tido por muitos críticos como um dos filmes mais precisos sobre o mercado financeiro, além de ter a atuação de várias estrelas como Kevin Spacey, Demi Moore e Jeremy Irons.

A história toda se passa num intervalo de 24 horas desde de a descoberta que o limite de risco de uma empresa d investimento foi ultrapassado, passando por todo o desenrolar de escalada do problema até a tomada das decisões mais dificeis.


 

3️⃣ The Big Short - A Grande Aposta (2015)

Capa do Filme The Big Short
Capa do filme The Big Short - A Grande Aposta (2015)

A Grande Aposta também é outro filme que fala sobre a crise de 2008. De uma forma bem dramatica, precisa e emocionante todo o desembolar da crise de 2008 sobretudo pela optica de Michael Burry que é interpretrado por Christian Bale.

A historia começa com Michel Burry, um investidor digamos, pouco convencional descobrindo um rombo em toda a estrutura de derivativos no mercado imobiliario americano. Ele então decide investir contra o mercado prevendo a quebra, o que deixa tudo emocionante, porque basicamente ele é uma das únicas pessoas do mundo a apostar na quebra do do mercado hipotecário, tidos como mais sólidos e seguros do mundo até então.

Recomendamos muito, pois além de muito interessante, é um filme que explica de uma maneira bem fácil tudo o que o que gerou a crise de 2008.


 

4️⃣ Arbitrage - A Negociação (2012)

Capa do Filme Arbitrage
Capa do filme Arbitrage - A Negociação (2012)

Arbitrage conta a história de Robert Miller um magnata de Wall Street, interpretado por Richard Gere, que está envolvido em uma série de problemas financeiros e pessoais. Ele precisa equilibrar sua vida profissional, onde está lutando para salvar seu império financeiro, com sua vida pessoal, que está prestes a desmoronar.

A história é bem escrita, porque apresenta de bem forma realista e envolvente as pressões e complicações do mundo financeiro. Recomentamos porque além da questão financeira e de negócios, é também um suspense bem emocionante.

5️⃣ Inside Job (2010)

Capa do Filme Inside Job
Capa do filme Inside Job (2010)

Inside Job é um documentário também sobre a crise financeira de 2008. O documentário mostra como a corrupção, ganância, a falta de regulamentação e de responsabilidade ao risco levaram a uma das piores crises econômicas da história moderna.

O documentário apresenta entrevistas com economistas, investidores, agentes reguladores e banqueiros, para dar uma visão clara e detalhada dos eventos que levaram ao colapso de 2008. Como é um documentário, não é tão empolgate como A Grande Aposta, mas é uma verdadeira aula de economia e um alerta sobre os perigos da falta de regulamentação no setor financeiro.


 

6️⃣ O Lobo de Wall Street (2014)

Capa do Filme O Lobo de Wall Street
Capa do filme O Lobo de Wall Street (2014)

Esse é talvez o filme mais conhecido da lista. O Lobo de Wall Street é no final das contas um filme mais de comedia do que sobre finanças. A história é baseada em fatos reais que acompanha a vida de Jordan Belfort interpretado por Leonardo DiCaprio, um corretor de ações de Wall Street que ficou rico e famoso durante os anos 90. A história mostra como Jordan e sua equipe de corretores adotaram práticas totalmente questionáveis e ilícitas para aumentar suas comissões e faturamento.

A história é contada de forma engraçada e ao mesmo tempo sombria, e mostra o lado selvagem e sem escrúpulos do mundo financeiro de Wall Street. Recomendamos porque além do lado drama financeiro, é também uma comédia bem louca!


 

7️⃣ Boiler Room - O Primeiro Milhão (2000)

Capa do Filme Boiler Room
Capa do filme Boiler Room - O Primeiro Milhão (2000)

Boiler Room é um filme sobre uma corretora de ações fraudulenta localizada em Nova York. A história é sobre um jovem ambicioso chamado Seth Davis, que é recrutado para trabalhar na corretora e logo se vê envolvido em uma série de práticas ilegais e questionáveis. A corretora, liderada por um lider muito persuasivo, vende ações fictícias enganando investidores fazendo com que eles percam dinheiro.

É um filme que, assim como O Lobo de Wall Street e outros da lista, mostram os perigos da corrupção e da falta de regulamentação no mercado de ações e até onde vai a ganancia e a falta de escrupulos de algumas pessoas. Mesmo sendo um pouco antigo, é um filme intenso e impactante, que vai te preender até o fim. Recomendamos porque o filme te dá uma visão realista dos bastidores do mercado financeiro e dos crimes que podem ser cometidos.


 

8️⃣ The Company Men - A Grande Virada (2010)

Capa do Filme The Company Men
Capa do filme The Company Men - A Grande Virada (2010)

Esse é um filme muito pouco conhecido aqui no Brasil. A história é sobre a vida de três executivos de uma empresa de construção que enfrentam o desemprego devido a uma crise financeira. Não é um filme necessariamnte sobre Wall Street, mas achamos que faz sentido estar nessa lista, porque novamente aborda questões muito parecidas com Margin Call, onde quem está no topo não tem ma menor empatia com as pessoas abaixo delas.

A história acompanha a luta deles para reencontrar seu lugar no mundo do trabalho e para se adaptar às mudanças em suas vidas pessoais e profissionais. O filme aborda questões como a importância do trabalho para a autoestima, o impacto da crise financeira na classe média e a necessidade de encontrar novos propósitos na vida. O filme está repleto de estrelhas como Ben Affleck, Tommy Lee Jones e Chris Cooper. Recomendamos porque o filme é uma historia bonita de resiliência e te dá uma visão realista das dificuldades enfrentadas por trabalhadores da classe média.


 

9️⃣ Rogue Trader (1999)

Capa do Filme Rogue Trader
Capa do filme Rogue Trader (1999)

Esse é um filme baseado em fatos reais que conta a história de Nick Leeson, um jovem trader que trabalhava para o banco Barings na década de 90. Nick faz uma série de negociações arriscadas e ilícitas que levam ao colapso do banco, um dos mais antigos e respeitados da Inglaterra. O filme explora como Nick se envolveu com a corrupção e como ele se tornou cada vez mais desesperado para cobrir suas perdas.

A história é intensa e impactante, e mostra como a ambição e a falta de regulamentação podem levar a uma crise financeira. É um filme mais antigo, mas mesmo assim recomendamos porque te dá uma visão clara dos perigos do mercado financeiro e principalmente do comportamento humano.


 

🔟 The Wizard of Lies - O Mago das Mentiras (2017)

Capa do Filme The Wizard of Lies
Capa do filme The Wizard of Lies - O Mago das Mentiras (2017)

Assim como Rogue Trader, esse é um filme baseado em fatos reais que acompanha a história de Bernie Madoff, um investidor de Wall Street que é conhecido por liderar o maior esquema de fraude financeira da história dos Estados Unidos. O filme conta a história da vida de Madoff antes e depois de ser pego, mostrando como ele enganou investidores de todo o mundo e como sua vida mudou quando sua fraude foi descoberta.

A história é intensa e impactante, e mostra como a ambição e a falta de ética assim como todos os outros da lista podem levar a grandes colapsos financeiros. Um dos pontos fortes é a incrível atuação de Robert De Niro. Recomendamos por, assim como O Lobo de Wall Street, contar a história de um dos maiores criminosos financeiros do mundo.


Espero que você tenha gostado da lista, considere compartilhar, obrigado!